PUC ABRE SEU ACERVO CINEMATOGRÁFICO AO PÚBLICO

A Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do RS) abriu ao público seu novo acervo cinematográfico. Coleções foram restauradas e …

A Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do RS) abriu ao público seu novo acervo cinematográfico. Coleções foram restauradas e catalogadas para servirem como fonte de estudo. Cerca de 400 cartazes, 80 álbuns de fotografias, enciclopédias ilustradas, periódicos e quase 3 mil livros estão à disposição para pesquisa. O material está exposto em duas salas do prédio 16 do Campus Central da universidade (Avenida Ipiranga, 6.681) e pode ser visitado gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e no sábado, das 8h às 12h.
Entre as coleções está o acervo do jornalista Paulo Gastal, com clássicos norte-americanos das décadas de 1920 a 1960, como os filmes ?Casablanca? e ?Grande Hotel?, e preciosidades do cinema brasileiro. Já o arquivo do pesquisador Henrique Padjem, que também está exposto, enfatiza os astros hollywoodianos e os filmes de faroeste. A iniciativa integra o projeto de ampliação da biblioteca e pretende servir como incentivo para as primeiras turmas do novo curso de Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo, oferecido pela Famecos (Faculdade de Comunicação Social).
A biblioteca da PUCRS ainda dispõe de uma ?Mostra Virtual de Cinema Brasileiro?. No site www.pucrs.br/biblioteca/cinema é encontrado um conjunto de imagens, textos e uma retrospectiva histórica do cinema nacional. Na página virtual, é possível ainda conhecer os livros e materiais que compõem o acervo de filmes da biblioteca.

Comentários