PUC RECUPERA COLEÇÃO COMPLETA DA REVISTA DO GLOBO

O acervo completo da Revista do Globo, com 943 edições que circularam de 1929 a 1967, foi digitalizado e reunido em 14 CD-Roms por …

O acervo completo da Revista do Globo, com 943 edições que circularam de 1929 a 1967, foi digitalizado e reunido em 14 CD-Roms por um projeto integrado da Agência Experimental da Faculdade de Comunicação Social, do Centro de Pesquisas Literárias da Faculdade de Letras e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). A organização rendeu um trabalho de 12 anos que contou com cerca de 70 bolsistas de iniciação científica da Faculdade de Letras e se completou em 2004.
"Esta passa a ser a única coleção completa da revista em edição fac-similar de alta definição", destaca a pesquisadora Alice Campos Moreira, coordenadora do projeto que foi financiado pela Livraria do Globo e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da PUC, Fapergs e CNPq. A coleção ficou completa graças à junção dos acervos do Museu da Brigada Militar, do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa e do Arquivo Histórico Moysés Vellinho.
Voltada a pesquisadores, a coleção é oferecida a bibliotecas, museus, centros culturais e de pesquisa, que devem preencher um cadastro no site www.pucrs.br/ipct e enviá-lo à coordenação do Centro de Pesquisas Literárias da PUC, sala 430 do prédio 8 do Campus Central (Avenida Ipiranga, 6681). As fichas serão selecionadas e, posteriormente, o volume será enviado à instituição gratuitamente. A Revista do Globo era quinzenal e compreendeu os principais fatos e costumes do Estado. Os maiores escritores da época fizeram parte do veículo, entre eles Erico Verissimo, Moysés Vellinho, Mario Quintana e Mansueto Bernardi, escrevendo artigos.

Comentários