Quarta edição do Fronteiras do Pensamento tem início no dia 23

Palestra de estreia é ministrada pelo psicólogo e linguista canadense Steven Pinker

A quarta edição do ciclo de conferências Fronteiras Braskem do Pensamento inicia-se na capital gaúcha na segunda-feira, dia 23. A palestra de estreia é ministrada pelo psicólogo e linguista canadense Steven Pinker apenas para convidados. Neste ano, o evento, que foi lançado em 2006 e teve continuidade em 2007 e 2008, realiza outras quatro apresentações, sempre às 19h30, no Salão de Atos da Ufrgs. Os passaportes para o ciclo - ao preço único de R$ 240, com desconto de 10% para ex-alunos - estão sendo comercializados pelo site www.fronteirasdopensamento.com.br.


Estreando em um novo formato, o Fronteiras Braskem do Pensamento conta com a Ufrgs e a Unisinos como universidades parceiras. Segundo a assessoria de imprensa do evento, os nomes dos convidados deste ano se destacam por suas recentes produções científicas e pela presença recorrente no cenário do debate nacional e internacional. São eles: Howard Gardner, psicólogo norte-americano, mundialmente conhecido por defender que cada pessoa tem, pelo menos, oito inteligências ou habilidades cognoscitivas; Eric Maskin, economista norte-americano, Prêmio Nobel de Economia em 2007 pela criação da Teoria do Desenho de Mecanismos; Maria Rita Kehl, psicanalista, conferencista, poeta, ensaísta e escritora brasileira, e Tom Wolfe, jornalista e escritor norte-americano, conhecido como o criador do new journalism.


Já Pinker é conhecido por sua defesa da psicologia evolucionista e da teoria computacional da mente. O autor tem diversas obras publicadas no Brasil, como Do que é feito o pensamento (2008), Tábula rasa (2004) e Como a mente funciona (1997). Pinker foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2004 pela revista Time e um dos 100 intelectuais mais destacados pela Foreign Policy em 2005.

Comentários