QUÉRCIA ENTRA COM AÇÃO CONTRA VEJA NA JUSTIÇA

O site comunique-se.com.br divulgou hoje em nota que uma capa da revista Veja publicada no ano passado, com o rosto de alguns políticos no …

O site comunique-se.com.br divulgou hoje em nota que uma capa da revista Veja publicada no ano passado, com o rosto de alguns políticos no corpo de dinossauros, foi o motivo para Orestes Quércia, ex-governador de São Paulo, exigir uma retratação. Ele registrou uma queixa-crime por injúria e difamação contra o publisher da revista, Roberto Civita, o diretor editorial e vice-presidente, Thomaz Souto Corrêa, e o diretor de redação, Tales Alvarenga. O ex-governador quer que a Veja publique uma capa com uma foto sua de corpo inteiro e a "parte dispositiva da sentença condenatória". Ele também quer que a íntegra da inicial seja veiculada na revista com o mesmo número de páginas da reportagem, que levou o título de ?Barrados pelas urnas?.
Os advogados da Editora Abril dizem que a capa de Veja não tinha intenção de satirizar a imagem do político comparando-o com a imagem do animal dinossauro, na acepção literal da expressão, mas, sim, foi utilizado como recurso lingüístico para informar os leitores que todos aqueles políticos não foram eleitos aos cargos que disputavam pois representavam para a sociedade um modelo ultrapassado. A defesa ainda descartou a possibilidade de publicação da foto de Quércia e alegou legitimidade de fundamentar que o presidente, o vice e o diretor de redação devam ser responsabilizados pela capa e pelas manchetes.

Comentários