Rádio da UFSM aposta em narração de futebol americano

Equipe do programa Radar Esportivo é composta por acadêmicos de Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo

Como uma alternativa às coberturas de esportes mais tradicionais como o futebol, os estudantes de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que integram a equipe da Rádio Universidade 800 AM, da instituição, passaram a narrar partidas de futebol americano. Os acadêmicos integram a equipe do programa Radar Esportivo, composto por alunos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo.
De acordo com o aluno de Jornalismo Lucas Delgado, a estreia das narrações aconteceu em novembro de 2015, quando a equipe acompanhou uma partida válida pela Liga Nacional. "Em 2016, resolvemos fazer todas as partidas em Santa Maria e, no último final de semana, fizemos a primeira transmissão fora da cidade, em Santa Cruz do Sul", contou ao Coletiva.net.
Lucas ainda explicou que a equipe está analisando a audiência desta última partida pelo site e que já é possível perceber um aumento significativo do público a cada jogo. "O alcance da página no Facebook foi de quase 45 mil pessoas no fim de semana, sendo que a nossa média é de 3 ou 4 mil", analisou, e informou que os narradores pretendem estar presentes na final que será transmitida no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Sobre a escolha da modalidade esportiva, o estudante defende que o mercado do futebol já está saturado e que ele e os colegas viram o futebol americano como uma válvula de escape. "É um esporte que está crescendo bastante", acredita.

Comentários