RBS retira vídeo de Lasier Martins de suas plataformas

Grupo atendeu à determinação da Justiça e informa que apresentará defesa

O Grupo RBS retirou na tarde desta sexta-feira, 18, de suas plataformas o vídeo em que o jornalista Lasier Martins anunciava sua saída da empresa e comunicava a intenção de concorrer ao Senado na próxima eleição. Dessa forma, a empresa cumpre determinação da Justiça eleitoral, que considerou que o discurso de despedida do comunicador configurava propaganda antecipada. A decisão, proferida pela desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère, também determinou ao Google Brasil a retirada do conteúdo do ar. Até a publicação desta notícia, o vídeo permanecia disponível em canais do YouTube (veja aqui e aqui), que pertence ao Google.
Em nota, o Grupo RBS afirmou que foi notificado da representação e da liminar nesta tarde, que cumpriu a decisão e apresentará defesa. A organização reafirmou que não tem nem apoia candidatos ou partidos. "A empresa respeita a opção de seus colaboradores que decidem concorrer em eleições, mas não aceita qualquer vínculo ou compromisso com candidaturas eleitorais. Por isso, exige o afastamento de colaboradores que se proponham a disputar cargos eletivos ou que aceitem participar de propaganda partidária ou campanha eleitoral", registra a nota.
A organização ainda destacou o fato de exigir o afastamento de comunicadores assim que conhecida a intenção de candidatura, embora a Lei Eleitoral determine o afastamento apenas a partir da escolha dos candidatos em convenção dos partidos. A atitude, conforme a empresa, visa garantir o equilíbrio no tratamento aos candidatos. "A orientação é clara e disseminada interna e externamente e está registrada em seu Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística, páginas 32 e 33, disponível para download aqui", registra a nota da RBS.
Leia também em Coletiva.net:
Justiça notifica Lasier e RBS por propaganda antecipada
Record acusa que RBS quer cargos de poder no Estado
Lasier diz que protestos de junho inspiraram decisão pela política
Imagem

Comentários