Relatório Social da Agert teve adesão histórica em 2009

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa ocorrida na manhã desta quinta-feira

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert) anunciou, durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, 24, que o projeto Relatório Social teve adesão histórica de emissoras filiadas em 2009. A iniciativa consiste na contabilização dos espaços cedidos pelas emissoras filiadas para comerciais ou informações de cunho social. Além disso, também são apresentados alguns cases de ações sociais realizadas pelas associadas da Agert.
Segundo a entidade, foram 210 emissoras, que juntas doaram R$ 60.774.287,26 em mídia. As doações foram através de projetos comunitários, assistenciais, culturais, ecológicos, recreativos e de capacitação e sustentabilidade. "A cada ano superamos o número de participantes e os valores em mídia doada. O que nos deixa extremamente gratificados", afirmou a coordenadora do projeto, Myrna Proença.
A 6ª edição do Relatório Social apresentou uma perspectiva diferente dos anos anteriores. Neste, as emissoras foram divididas por regiões, com o objetivo de traçar, com mais clareza, a relação entre as ações sociais das participantes e a realidade das comunidades e regiões beneficiadas. Myrna disse que o maior desafio é incluir as emissoras no processo de responsabilidade social, pois é preciso uma mudança de postura. Para ela, investir nessas ações não é caridade empresarial ou privada, no sentido bíblico, mas sim a forma mais eficiente de desenvolver a sociedade onde se vive.
Para o presidente da Agert, Alexandre Gadret, mais do que simplesmente informar, os radiodifusores também assumem o compromisso de contribuir para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da sociedade brasileira. "Essa faceta reforça uma questão intrínseca à natureza da radiodifusão e, em especial, no que concerne ao meio rádio: a prestação de serviços". Para o dirigente, a meta agora é continuar o trabalho para conquistar a adesão de todas as 296 filiadas da entidade.
O relatório foi instituído em 2004 para que os veículos da radiodifusão aprofundassem os vínculos com as suas comunidades. A ação procura dar mais transparência e visibilidade à contribuição que as emissoras realizam. A metodologia do projeto segue as normas do Instituto Ethos, apresentando as temáticas: Valores e Transparência, Clientes, Público Interno, Comunidade, Meio Ambiente e Governo e Sociedade.
Imagem

Comentários