Repórter conta a saga dos imigrantes sírios

História será publicada em caderno especial da Zero Hora neste domingo, 11

Letícia Duarte com os refugiados
Assunto que vem tomando conta da mídia, os refugiados na União Europeia serão tema de uma reportagem especial realizada pela repórter Letícia Duarte, da Zero Hora. Durante 12 dias, a jornalista acompanhou uma família de sírios em trajetória desde a Grécia até a fronteira com a Alemanha.
O caderno "Refugiados - Uma História" será publicado neste domingo, 11, com 16 páginas que narram a saga vivida pelos imigrantes do ponto de vista da comunicadora. Além do material impresso, a reportagem terá uma versão digital no site de ZH, com fotos e vídeos.
Letícia contou que, mesmo já tendo produzido outras grandes reportagens, esta merece especial destaque por se tratar de um assunto importante e por ter sido realizada em território internacional. "Durante a viagem enfrentei diversas barreiras como a língua, a cultura, tive que dormir ao relento, em estações de trem, onde inclusive passei meu aniversário. Vivenciei situações extremas que só quem está lá pode saber", disse ao Coletiva.net.
Letícia afirmou que este tipo de reportagem valoriza o verdadeiro jornalismo. Para ela, o maior desafio foi encontrar a melhor maneira de contar a história. "Optei por acompanhar uma família para ter uma narrativa de profundidade, e foi emocionante", contou. A jornalista disse que a reportagem de profundidade permite enxergar a complexidade das realidades. Ela explica que este tipo de matéria dá maior dimensão ao tema abordado.
Letícia Duarte atua como repórter especial da Zero Hora há 15 anos e um dos seus trabalhos foi a reportagem especial ?Filhos da Rua? , na qual acompanhou durante três anos o dia a dia de uma criança que vive nas ruas.

Comentários