Revista de alunos da PUC dá furo nacional

Entrevista com garção do Palácio Piratini confirma história de fuga de governador na madrugada do golpe militar de 1964

O garção João José Centena, há 44 anos trabalhando no Palácio Piratini, confirmou, em entrevista para a revista Experiência, da Famecos-PUC/RS, a história sempre divulgada mas até então nunca confirmada da fuga do ex-governador Ildo Meneghetti, acompanhado de sua esposa, dona Judite, pelos fundos do prédio para escapar dos militares que, no dia 1º de abril, tomaram o poder no país. A publicação de encerramento de curso, realizada por alunos da universidade, traz o depoimento do profissional, hoje com 68 anos, com detalhes sobre aquela madrugada da fuga.


João tinha 24 anos à época e atendia ao governador que já havia sido informado que o III Exército, atual Comando Militar do Sul, ocuparia a sede do executivo gaúcho. Meneghetti já deixara o Palácio e estava chegando à rua Fernando Machado quando seu fusca foi interceptado por João que lhe perguntou se ele voltaria para o almoço. "Tu ficaste louco? Estamos fugindo dos militares! Diz para o Mundim assumir o palácio e tomar conta de tudo!", respondeu o primeiro mandatário do Estado, retomando sua escapada. O depoimento de João foi dado à Kelly Matos.


A revista Experiência, de julho de 2008, é realizada pela disciplina de Redação e Produção de Revista que tem como professores responsáveis Bete Duarte e Vitor Necchi (textos), Celso Schröeder e Luiz Adolpho LIno de Souza (diagramação) e Luciano Lanes (fotografia).  A redação funciona na Avenida Ipiranga, 8881, prédio 7, em Porto Alegre. Site da Famecos: www.pucrs.br/famecos.

Imagem

Comentários