Revistas literárias são tema de seminário e mostra na Câmara Municipal  

Atividade integra programação da Feira do Livro de Porto Alegre

Crédito: Tonico Alvares/CMPA
O seminário Revistas Literárias - Século XX, 100 Anos de Rupturas Estéticas e Políticas, ocorrerá logo mais, às 14h, na sala 301 da Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade, que integra a programação da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, complementa a exposição Cem Anos de Revistas Literárias no saguão térreo do Legislativo da Capital.
A mostra, sob curadoria do filósofo e músico Alexandre Brito, reúne exemplares das principais revistas de literatura, que trazem contos, poesias, trechos de romances e crítica literária. Segundo o pesquisador do Memorial do Legislativo, Jorge Barcellos, o acervo foi reunido por Paulo Cezar Alves Custódio, o Paco Cac (1952-2013), estudioso do tema e autor da obra "Revistas Literárias Brasileiras - Século XX", de 2012. Ele era colecionador das revistas brasileiras de literatura.
A exposição, gratuita, pode ser visitada até 18 de novembro, das 8h30 às 18h. Estão expostos exemplares e reproduções de capas das revistas brasileiras mais importantes e representativas dos movimentos literários do século XX, como Kosmos, Klaxon, Terra Roxa, Revista Antropofágica, Festa, Joaquim, Quixote, Noigandres, Praxis, Invenção, Navilouca, Ímã, Bric a Brac, PósTudo, Gandaia, Urbana e Medusa, Babel.
No seminário, serão tratadas a diversidade e o papel das revistas literárias ao longo da história brasileira e da formação política brasileira. Em dois painéis, será abordada a seguinte questão: é possível ainda o pensamento crítico no Brasil? "Literatura e Política no Brasil" será o tema da conversa com Jorge Barcellos, historiador, mestre e doutor em Educação, pela Ufrgs, e que atua como servidor do Memorial da Câmara Municipal. Após, a artista plástica Sandra Santos falará sobre "As Revistas Literárias e a Cultura Brasileira".
Mais informações estão disponíveis pelo fone (51) 3220.4318, com Jorge Barcellos.

Comentários