Ricardo Noblat aborda convergência entre Internet e jornalismo no SET

Jornalista pernambucano foi um dos convidados do RBS Debates, que ocorreu na noite desta segunda-feira, 22

O jornalista pernambucano Ricardo Noblat, autor de um dos blogs mais acessados do país, foi um dos convidados do RBS Debates, que ocorreu na noite desta segunda-feira, 22, durante o 21° SET Universitário, no centro de eventos da PUC. Noblat iniciou a conversa contando que decidiu criar seu blog há quatro anos por sugestão de um amigo e, também, por já assinar uma página semanal no jornal O Dia: "Começou acidentalmente. Sem querer meu blog foi o primeiro de notícias a ser atualizado diariamente".


Noblat, que registra passagens pelo Jornal do Brasil e Correio Braziliense, acredita que a diferença entre blog e jornal está na interatividade que a Internet proporciona: "Um blog implica em diálogo permanente entre o blogueiro e seus leitores." Ele destacou que os instrumentos usados no blog são os mesmos do jornal e da revista, e fez questão de ressaltar que a verificação de informações se dá com muito mais rigor atualmente do que quando trabalhava em redação de jornal: "No blog o acerto ou erro é exclusivamente meu, não há empresa. O blog é a cara do blogueiro, para o bem ou para o mal".


Para o jornalista, a internet e os blogs vieram acabar com o monopólio dos jornalistas sobre as notícias. "Vi no aeroporto uma capa de revista que dizia ?Blogueiro não é jornalista?. Me perguntei, então, o que eu faço?". A formação em jornalismo, segundo ele, "sempre foi dispensável". Ele considera que a popularização da internet tornou a discussão sobre a necessidade do diploma ultrapassada. "O importante é que você esteja qualificado para exercer a profissão, o que sempre faz diferença são a qualidade e a credibilidade". 


Um time de 21 profissionais está escalado para a programação de palestras do 21º SET Universitário, evento que a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUC promove até quarta-feira, 24, em Porto Alegre. Na seleção, foram escolhidos temas que cobrem diversas áreas da comunicação, entre eles jornalismo, publicidade, design, relações públicas e cinema. As atividades ocorrem em auditórios do campus central da universidade (Avenida Ipiranga, 6.681) e são gratuitas. Não é obrigatório efetuar inscrição para participar das palestras, mas os interessados em receber certificado devem se cadastrar no site do evento (www.pucrs.br/famecos). O acesso aos auditórios obedecerá à lotação dos espaços, e todas as palestras, mediadas por professores da instituição, serão transmitidas ao vivo no site.


O SET existe desde 1988 e recebe pessoas de diversos municípios gaúchos e de outros Estados. Durante o encontro, os estudantes interagem com professores, pesquisadores e profissionais que atuam fora da academia através de palestras, oficinas e da Mostra Competitiva, concurso que premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas e os professores orientadores.

Comentários