Rodrigo Lopes detalha coberturas internacionais

Jornalista relata bastidores de suas experiências no livro "Guerras e Tormentas"

"Há muito tempo achava que as histórias contadas na mídia sobre grandes eventos eram pontuais", disse Rodrigo Lopes sobre o que o motivou a escrever "Guerras e Tormentas - Diário de um Correspondente Internacional'. A obra relata os bastidores de momentos que marcaram a história da primeira década do século 21. O repórter do Grupo RBS testemunhou ao vivo os efeitos de eventos trágicos como o furacão Katrina, que inundou em 2005 a cidade de New Orleans, Estados Unidos; o terremoto no Haiti, que matou 200 mil pessoas no país mais pobre das Américas; e duas guerras, no Líbano, em 2006, e na Líbia, em 2011.
O enviado especial explicou ao Coletiva.net que a ideia do livro foi registrar histórias pessoais que descrevia para amigos e familiares, além de contar como se especializou em coberturas internacionais. Rodrigo também destacou que, apesar de possuir cerca de 800 fotos de cada evento que acompanhou, elas não se encontram na obra, pois ela "é mais clássica e deixa que o leitor construa o ambiente". A primeira cobertura relatada, que abre o livro, é a eleição na Argentina, em 2003, que rendeu a Rodrigo "o reconhecimento mais importante" da carreira: o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, entregue em Madri, pelo rei Juan Carlos.
A emoção de ver a história acontecer diante de seus olhos, as dificuldades para ingressar em um país sitiado, a terra sumindo dos pés em meio a um terremoto. Todos esses fatos são relatados com detalhes nas 320 páginas de 'Guerras e Tormentas'. Rodrigo ainda conta que registra no livro momentos como a morte de João Paulo II e a eleição de Bento XVI, em que não tinha credencial e teve a oportunidade de acompanhar os fiéis de perto - fato que se repetiu em 2008, na posse de Barack Obama, nos Estados Unidos.
Aos 32 anos, Rodrigo Lopes é jornalista formado pela Ufrgs, tem especialização em Jornalismo Ambiental, pelo International Institute for Journalism, de Berlim, e em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Como enviado especial do Grupo RBS, cobriu mais de duas dezenas de episódios internacionais. Atualmente, é repórter multimídia do grupo, onde trabalha há 15 anos.
Imagem

Comentários