Secom abre licitação para comunicação digital

Edital prevê investimento anual de R$ 45 milhões

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) abriu licitação para sua comunicação digital. O edital prevê um investimento anual em R$ 45 milhões, que serão divididos entre duas empresas. As agências interessadas na conta têm até 25 de setembro para a entrega das propostas. Atualmente, a Secom é atendida pela TV1.com, que tem contrato vigente até o fim deste ano.
Os contratos terão vigência inicial de um ano, podendo ser renovados por até cinco anos. O valor previsto poderá ser modificado em até 25%, dependendo da necessidade da Secom. O briefing fornecido às agências pede a elaboração de estratégias de comunicação digital para melhorar o acesso do público às informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Essa é a primeira vez que o governo federal realiza uma licitação na área de comunicação digital na qual a proposta técnica é a determinante. O edital, elaborado juntamente com a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi), traz um diferencial. "Os cálculos anteriores para remuneração das agências eram baseados em hora/homem. Nesse edital estão precificados 70 itens, como a criação e produção de ícones, a atualização das páginas de sites como o Brasil.gov e o desenvolvimento de peças como banners e vídeos, por exemplo. É uma licitação meritocrática", afirmou Alexandre Gibotti, diretor-executivo da Abradi, ao Meio&Mensagem.
A entidade ainda auxiliará a Secom na divisão da verba entre duas contratadas. Inicialmente, o objetivo era manter o modelo atual de concentração em uma única parceira.

Comentários