Secom atualiza manual de redação interno

Objetivo é padronizar e reciclar regras utilizadas pelas pastas do Governo

A Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Estado (Secom) atualizou recentemente o manual de redação utilizado pelas pastas do Governo do Rio Grande do Sul. Conforme a diretora da Redação, Dica Sitoni, explicou ao Coletiva.net, o objetivo é padronizar e reciclar regras de forma interna. "Às vezes os profissionais chegam com alguns vícios, normais para quem vem de veículos e assessorias distintas. A ideia é realmente atualizar, até em função da nova ortografia", resumiu Dica.
O documento, que será enviado por correio eletrônico, normatiza desde o que é notícia e lead, até dicas de textos, títulos, declarações, números, entre outros. "Jornalista que se preza não confunde, esclarece. Portanto, não transfira suas dúvidas para o leitor, seja correto, preciso, busque a clareza e a exatidão", registra o manual. Esclarecimentos em casos de vírgulas, crase, cargos, siglas e dinheiro também podem ser encontrados no documento.
O mesmo foi feito com o manual de fotografia, que padroniza, por exemplo, a maneira de legendar imagens. Seu conteúdo é resumido, de fácil consulta, com normas elaboradas a partir da análise das notícias publicadas em nosso portal. São dirigidas, portanto, às nossas necessidades específicas", registra o manual.

Comentários