Secretária da Cultura e presidente da TVE têm encontro

Conselho Deliberativo confirma reunião para a semana que vem

É ruim o clima entre funcionários e colaboradores da TVE e da FM Cultura, com as notícias que levantaram a possibilidade de um corte de pessoal e, recentemente, sobre desentendimentos entre o presidente Luiz Fernando Moraes e parte da diretoria. Ao longo do dia, Coletiva.net tentou, sem sucesso, contatos com a direção da Fundação Cultural Piratini, que detém as concessões das duas emissoras. Hoje a assessoria da Secretaria da Cultura, à qual a Fundação é subordinada, confirmou que nas próximas horas a secretária Mônica Leal deverá ter um encontro com Luiz Fernando, para tratar de assuntos de rotina administrativa.


Na semana passada, Luiz Fernando foi procurado por pelo menos três secretários - Paulo Fona, da Comunicação, e Fernando Schüller, da Justiça, entre eles -, que manifestaram disposição de contribuir para resolver eventuais impasses. Em sua coluna de hoje no Jornal do Comércio, o jornalista Fernando Albrecht revela que "um esquadrão de bombeiros do Palácio Piratini subiu o morro antes do final de semana. Melhor dito, três bombeiros e uma bombeira, sendo que um é bombeiro voluntário, sem remuneração". A "bombeira" seria a própria secretária Mônica Leal, e o "bombeiro voluntário, sem remuneração" refere-se ao marido da Governadora, Carlos Crusius, que preside o Comitê de Comunicação Social do governo do Estado. "Muita gente está brincando com fogo por lá", encerra Albrecht.


Por outro lado, depois de sucessivos adiamentos, o Conselho Deliberativo da Fundação TVE deverá reunir-se na próxima segunda-feira, 14. A convocação está sendo expedida pelo presidente, Vitor Faccioni, e será a primeira reunião do Conselho realizada no atual governo. Fazem parte do órgão 19 entidades representativas da sociedade e seis membros eleitos pelo próprio Conselho.

Comentários