Sérgio Nogueira concede entrevistas a veículos de Porto Alegre

Professor participou do Coffee Break, do Jornal do Almoço e do Gaúcha Entrevista

O professor e consultor de português do Jornalismo da Rede Globo, Sérgio Nogueira Duarte, chegou nesta quinta-feira, 12, em Porto Alegre para divulgar o curso "Reforma Ortográfica", promovido pela ColetivaEAC. No curso, o professor esclarecerá o que muda com as novas regras da reforma ortográfica, em vigor desde o dia 1º de janeiro deste ano.


Durante o dia, Nogueira participou dos programas Coffee Break, da Band, e também do Jornal do Almoço, na RBS TV. Às 16h, o professor participou do programa Gaúcha Entrevista, na Rádio Gaúcha, apresentado pelo jornalista Ruy Carlos Ostermann. Durante o programa, ele admitiu que embora a reforma seja muito tímida (atinge somente a 0,6% das palavras), ela está causando "dor de cabeça a muitas pessoas". "Todos têm uma memória visual das palavras, o que dificulta, na hora da escrita, as palavras que mudaram."


Em um bate-papo com Ostermann, Nogueira afirmou discordar da reforma, embora ache-a muito importante. "Nosso governo precisa de reforma no Judiciário, no Tributário e em tantos outros lugares. Por que nós fazemos uma reforma logo na ortografia? Mas como é lei, tenho que segui-la", ressalta. Segundo o professor, a direção da Globo resolveu aderir às regras no início do ano para levar às pessoas, que não têm acesso a esse tipo de informação, o modo correto da escrita. Desde então, Nogueira vem ensinando aos jornalistas da TV Globo, Globo.com e das rádios da emissora.  


O professor aproveitou para dar alguns exemplos sobre a mudança e ressaltar que a grafia é a única que muda como as novas regras. "A gramática e a sintaxe continuam a mesma coisa, por favor, não confundam", diz. O curso ocorrerá nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, no auditório da Fundatec (Rua Cristiano Fischer, 2012). Interessados em inscrever-se para as últimas vagas podem obter mais informações pelo site www.coletivaeac.com.br ou pelo telefone (51) 3331 5278.

Comentários