Sinapro comemora união das entidades de Propaganda

Presidente Delmar Gentil também ressalta a regularização financeira da instituição

Da esquerda para a direita: Alexandre Silva (Competence), Ligia Lyrio (Martins+Andrade), Alexandre Skowronsky (Global), Delmar Gentil (Sistema Dez), Fernando Silveira (Integrada) | Crédito: Foguinho
O ano de 2015 foi um dos mais importantes para o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro/RS) desde que a atual gestão assumiu, afirmou o presidente da instituição, Delmar Gentil, em entrevista ao Coletiva.net. No período, os 80 projetos que foram iniciados há três anos foram consolidados e, de acordo com Delmar, houve a conquista de algo fundamental para o fortalecimento e crescimento da indústria da Comunicação do Rio Grande do Sul: o espírito de união das entidades da Propaganda como a Fenapro, Abap, ARP, Abradi/RS e outras entidades e grupos especializados como Atendimento, Mídia, Gav, Planejamento e Cenp.
O presidente do Sinapro destacou que, desde que a atual diretoria assumiu, em 1º de janeiro de 2013, foi equalizada e regularizada toda a situação financeira da instituição, a equipe foi qualificada e serviço de assessoria jurídica e tributária foi implantado para atender aos associados. Além disso, 85 licitações foram acompanhadas e regularizadas pela instituição para que seguissem dentro das normas da Lei 12.232, garantindo a participação de qualquer agência, independentemente do seu tamanho. Segundo Delmar, houve o fortalecimento do formato de remuneração das agências, iniciou-se o trabalho de visitar e ouvir as empresas de comunicação instaladas no interior do Estado, e foi instalada uma nova sede modernizada, com auditório, equipe de apoio e sala de reuniões para ser usada por todas as agências associadas e por outras entidades da indústria da comunicação.
A instituição, segundo o seu presidente, também conquistou vários benefícios para os associados, que buscam reduzir seus custos. O Sinapro ingressou com ações coletivas junto ao Governo Federal para redução de carta tributária e está dialogando com entidades nacionais. "Muito importante ressaltar que, por iniciativa do sindicato, lançamos, em parceria com a ESPM, um programa-piloto inédito no Brasil, semelhante ao CIEE, para selecionar estudantes publicitários qualificados para encaminhá-los às agências. Pela primeira vez no País, um Sindicato será o agente integrador dos candidatos", destacou Delmar.
Em 2015, o Sinapro/RS também venceu todos os processos jurídicos executados, o quadro de associados cresceu cerca de 44% e a receita da instituição praticamente dobrou em três anos. De acordo com o presidente, os valores foram reinvestidos em novos serviços, modernização da sede e qualificação das equipes. A instituição realizou uma ampla pesquisa de valor e conhecimento sobre o papel do sindicato, além de promover o 1º Encontro Nacional de Agências e Anunciantes e criar o evento Meeting Tributário, para orientar sobre questões de impacto no negócio das agências. O ano também foi marcado pelo lançamento, em conjunto com a ARP e a Abap/RS, da campanha "Agência Forte, parceiro estratégico. Tenha uma agência forte ao seu lado. Sempre".
"Destaco a boa negociação de dissídio realizada neste ano. Nos empenhamos em manter uma relação de trabalho justa e favorável ao desenvolvimento do mercado, tanto para os empresários quanto para os empregados diante do cenário atual da nossa economia, a aproximação com a Abradi/RS, que a partir de agora se une a nós para oferecer ao mercado uma tabela única abrangendo as peças e projetos voltados para o mercado publicitário", ressaltou Delmar.
Para Delmar, o ano termina com a construção e apresentação de uma nova diretoria para o exercício 2016/2018, em que será dada continuidade ao trabalho atual. "Importante destacar que o novo presidente do Sinapro/RS, Fernando Silveira, além de ser um profissional do mercado altamente qualificado, está extremamente alinhado com tudo o que estamos fazendo e ele representa um movimento que sempre defendemos, que é trazer as pequenas e médias agências do Estado para o convívio e debate de temas de interesse de todos nós", disse o atual presidente do Sinapro/RS.
Em 2016, segundo Delmar, alguns seguimentos poderão crescer, como o de pequenos anunciantes, que irão se destacar, mas provavelmente não haverá crescimento no conjunto do setor. "Precisamos passar por esta tormenta politica que tem prejudicado violentamente a nossa economia. Com certeza, as empresas serão mais fortes no futuro", projetou o presidente. Quanto às agências de comunicação, Delmar acredita que as entidades do segmento precisam se unir em 2016 para provocar uma mudança radical quanto à carga tributária do nosso negócio. "Diariamente, as agências estão se reinventando, entregando um serviço muito mais qualificado e moderno. Nossos sistemas tributários e CLT não acompanharam as mudanças, gerando assim uma âncora que impede maior crescimento das agências", finalizou.

Comentários