Sindicatos do Sul e Fenaj se unem contra dispensas na RBS

Entidades reclamam não terem sido convidadas a analisar alternativas e prometem mobilização

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos da categoria no Rio Grande do Sul e Santa Catarina lançaram nota de repúdio às demissões programadas pelo Grupo RBS para esta quarta-feira, 6. As entidades destacaram que há meses a empresa vem dispensando funcionários, e reclamaram o fato de, em nenhum momento, não terem sido procuradas para "discutir alternativas que evitassem os cortes de pessoal".
O texto, que recebeu apoio dos sindicatos do Paraná e de Londrina, registra que "o grupo acaba por desprezar o impacto social de suas iniciativas ao mandar centenas de 'colaboradores' para o olho da rua". Ainda acrescenta: "Caminha para fazer 'jornalismo' sem jornalistas e, de quebra, distanciar-se de sua atividade-fim, fechando jornais e ampliando seu 'vínculo' com o leitor por meio da venda de vinho e cerveja pela internet [em referência aos investimentos feitos nas empresas Wine e Have a Nice Beer, integrantes da holding e.Bricks]".
As entidades ainda afirmam que o comunicado emitido pela organização soa como deboche e adiantam que preparam um ato para as próximas semanas, reunindo jornalistas da região Sul. Também reforçam que irão à Justiça para reverter demissões imotivadas e garantir os direitos dos trabalhadores.
Leia também:
Sindjors acionará MPT contra o Grupo RBS

Comentários