Sindigraf comemora 68 anos de fundação

Rio Grande do Sul é o terceiro estado no ranking da indústria gráfica nacional

 O Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf-RS) comemora neste sábado, 29, 68 anos de fundação. A história da entidade começa em 1941, época em que o mundo vivia sob o impacto da Segunda Guerra Mundial e das mudanças proporcionadas pela revolução industrial. A busca por novas tecnologias de produção e a abertura de novos mercados para a indústria gráfica motivaram um grupo de empresários gaúchos a solicitar ao então Ministério de Estado dos Negócios e do Trabalho autorização para a criação de um sindicato.Seu primeiro presidente foi José Bertaso, que conduziu a entidade entre os anos de 1941 a 1977.

Após vários anos funcionando junto à Federação das Indústrias do Estado, o sindicato adquiriu sede própria em outubro de 1994. O novo local para atendimento dos associados foi instalado na Avenida Pernambuco, zona norte de Porto Alegre, região de maior concentração de empresas gráficas da capital gaúcha, onde funciona até hoje. Cinco anos depois, através de reforma estatutária, passou a ser denominado Sindicato da Indústria Gráfica no RS. Atualmente, a entidade abrange 472 municípios gaúchos e tem como presidente o empresário Paulo Roberto Borgatti Coutinho. 

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado no ranking da indústria gráfica nacional, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, com 1920 empresas que geram aproximadamente 11.700 empregos diretos.

Comentários