Sindjors divulga nota de esclarecimento sobre acordo coletivo

Sindicato informou que ficou definida a reposição do INPC no período da data-base da categoria para todos os salários

Em comunicado oficial, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) informou que, a partir do encerramento da campanha de negociação coletiva de 2015 e pelo fato de a homologação do acordo coletivo ter sido protocolada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, ficou definida, entre outras disposições, a reposição do INPC no período da data-base da categoria (1º de junho) para todos os salários, independentemente do vencimento. Com a decisão, os pisos salariais ficam em R$2.127,24 para Porto Alegre e R$1.811,40 nas demais cidades. O reajuste passará a vigorar a partir da sua homologação.
Ainda em nota, o Sindicato esclareceu que a cláusula oitava do acordo coletivo apresenta uma tabela que prevê o reajuste proporcional aos trabalhadores admitidos depois de 1º de junho de 2014, sem prejudicar os que recebem o piso. Se a soma do percentual no período à remuneração atual resultar em um valor abaixo do mínimo para a categoria, este empregado passará a receber o piso.
Caso a empresa pague salários abaixo do piso aos profissionais, sob qualquer justificativa, a mesma deverá ser denunciada junto ao Sindicato dos Jornalistas RS ou Ministério do Trabalho e Emprego.

Comentários