Site Nonada celebra cinco anos de jornalismo cultural independente

Fundado em 2010, portal comemora meia década com novidades sobre a cultura regional e planeja novos rumos

Com a intenção de produzir algo aprofundado na cultura de Porto Alegre, o jornalista Rafael Gloria reuniu alguns colegas e fundou, em 2010, o Nonada - Jornalismo Travessia ( www.nonada.com.br). Da equipe inicial, apenas o idealizador continua fixo. Atualmente, o site independente conta com uma equipe de 10 pessoas, entre jovens jornalistas e estudantes. "Nossa ideia é estar alinhado com a cultura em toda a sua diversidade e não só os produtos culturais e grandes artistas que, volta e meia, estão presentes nos grandes jornais e portais", explica Rafael.
Tendo como proposta fazer grandes matérias culturais, sessão que, conforme o editor-chefe do Nonada, é sempre a primeira a perder espaço em momentos de crise, o site busca provar que, quando o assunto é interessante, as pessoas param para ler textos, independentemente do tamanho.
Comemorando meia década de vida do site, Rafael acredita que esse seja o melhor momento do Nonada. "Estamos com uma equipe afiada, com as novas publicações, e nosso interesse para o futuro agora é começar a produzir cultura também", afirma.
A equipe do Nonada também mantém o Jabá, um programa de rádio semanal que vai ao ar toda sexta-feira, às 11h, ao vivo, na rádio online Mínima FM, e a Zine Travessias, que é a primeira publicação impressa do site. A revista pode ser adquirida na loja online do site. A próxima edição da Zine deve sair em março do ano que vem.

Comentários