Software permite que Portal do Turismo da Capital seja ouvido

Site é o primeiro da área que disponibiliza transformação de conteúdos em som

O conteúdo do Portal do Turismo da Capital, direcionado a turistas que buscam indicações de atrativos, roteiros, serviços receptivos, notícias diárias da agenda cultural e de eventos da capital gaúcha, agora pode também ser ouvido. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, o site é o primeiro da área no País que possibilita ao usuário transformar os conteúdos publicados em som. No Brasil, apenas o site da Folha de S. Paulo teria recurso semelhante. A tecnologia empregada é o software Readspeaker, instalado no próprio site, que permite a audição online do conteúdo publicado.
Disponível a todo o tipo de leitor, a novidade é um recurso de acessibilidade para pessoas com problemas de visão, que podem ouvir as informações e notícias em português e nas versões internacionais do portal, em inglês ou espanhol. A nova ferramenta foi apresentada nesta quinta-feira, 11, pelo secretário de Turismo da capital, Luiz Fernando Moraes, em encontro com o secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Raul Cohen, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), Rotechild Prestes, e o secretário adjunto do Turismo, José Peres.
Para acionar o áudio, o usuário precisa apenas clicar no botão que fica acima do título da página, no lado direito da tela. O software, desenvolvido na Suécia pela empresa Readspeaker, lê cada um dos textos e os transmite para um sintetizador de voz, que gera o áudio e o reproduz no computador, sem necessidade de o usuário ser transportado para outra tela. A ferramenta é também uma alternativa de leitura para pessoas que querem ouvir as informações do portal enquanto fazem outras atividades. "É uma ferramenta simples e barata para qualquer usuário, e representa um grande avanço para uma parcela da população", destaca Moraes.De acordo com o secretário, a iniciativa é um passo inicial no sentido de o portal oferecer cada vez maiores níveis de acessibilidade.
O recurso do software pode ser acessado desde outubro deste ano. Mesmo sem ter sido divulgada, a ferramenta já foi acessada por mais de 1,2 mil pessoas, nos três idiomas.

Apresentação do software Readspeaker | Crédito: Anselmo Cunha/PMPA

Apresentação do software Readspeaker | Crédito: Anselmo Cunha/PMPA


Comentários