Tambor da Aldeia apresenta agressão a profissionais de imprensa

Informativo da ARI atualiza informações sobre direitos sociais e imprensa livre

Nesta semana, o Boletim Tambor da Aldeia traz como destaque agressões a profissionais em São Paulo, morte de comunicadores no México, Iraque, Bangladesh e Venezuela e demissão de comentarista nos EUA por críticas a transexuais.
O informativo registra que a repórter Annie Zanetti, da rádio CBN, foi atingida por um jato de spray de pimenta pela Polícia Militar (PM) no momento em que fazia a cobertura de uma manifestação de estudantes no centro de São Paulo. Na mesma cidade, o jornalista Henrique Beirangê, da revista Carta Capital, está recebendo ameaças por e-mail do advogado Rogério Auad, cunhado do deputado estadual Fernando Capez (PSDB).
Em Santos, o fotógrafo Rivaldo Gomes, da Folhapress e do jornal Agora, foi agredido por aproximadamente 10 pessoas na praia de José Menino, no litoral norte de São Paulo, quando registrava o movimento na região. Nos Estados Unidos, a revista In Touch foi condenada em processo movido pelo cantor country Blake Shelton, jurado do programa "The Voice", após o tabloide noticiar que ele estava em reabilitação para deixar o vício em álcool. O juiz entendeu que as alegações são falsas e caluniosas. O tabloide deve recorrer da decisão.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.
O boletim completo pode ser conferido aqui.

Comentários