Tambor da Aldeia destaca ações judiciais contra jornalistas

Boletim da ARI registra situação de Jayme Copstein e de Milton Luiz Cunha Ribeiro

O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa registra nesta semana casos de ações judiciais contra jornalistas gaúchos. Em ambas as situações, os profissionais são acusados de ofensas a autoridades e acabaram por perder a causa na justiça. O primeiro caso destacado no Tambor da Aldeia é o do colunista do Jornal O Sul Jayme Copstein, que foi condenado por ofensa ao desembargador Fernando Cabral Jr. Em 2008, o profissional publicou um texto em que ironiza as deficiências na comunicação entre o sistema judiciário e os veículos de imprensa.
A coluna foi motivada em função da declaração do então juiz Fernando Cabral de que desconhecia a ficha criminal de Carlos Antônio da Silva - acusado no roubo do Banco Central de Fortaleza, no túnel cavado em Porto Alegre que levava até a agência central do Banrisul e no sequestro do jornalista Guilherme Portanova, em São Paulo. Na última semana, a ARI divulgou nota oficial declarando apoio a Jayme e ao Jornal O Sul.
O Tambor da Aldeia também dá destaque para o caso de Milton Luiz Cunha Ribeiro, do jornal virtual Sul2, que deverá pagar indenização de R$ 25 mil para a ex-secretária da Cultura Mônica Leal Markusons, a título de reparação por danos morais. As ofensas teriam sito feitas em seu blog, após um suposto desentendimento entre o jornalista e Mônica. A justiça entendeu que "as referências feitas à pessoa da autora e de seu pai (o ex-deputado Pedro Américo Leal) são constrangedoras, nenhuma relação guardando com liberdade de imprensa e direito de opinião".
Com pesquisa e edição do jornalista Vilson Antonio Romero, o Tabor da Aldeia é produzido com a ajuda de denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da imprensa. Para os interessados em colaborar, a ARI disponibiliza o correio eletrônico [email protected]. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade (AM 1080), apresenta a resenha da semana sobre as ocorrências nacionais e internacionais contra liberdade de expressão.

Comentários