Tas e Madureira encerram Fórum da Liberdade

Jornalista e comediante falaram sobre "Uma Nova Democracia Digital"

O 24° Fórum da Liberdade encerrou na noite desta terça-feira, 12, com um debate sobre 'Uma Nova Democracia Digital'. Os participantes do painel foram o jornalista Marcelo Tas e o comediante Marcelo Madureira, mediados pela presidente-fundador do Instituto Mises e fundador-membro do Conselho de Governança do Instituto Millemium, Hélio Beltrão.
Tas traçou um paralelo entre os jovens de outros tempos e a geração atual, do público passivo que se tinha, com poucos provedores de informação, e a geração da Era Digital. "Hoje, não damos o devido valor para a facilidade que se tem em produzir e mostrar um material. Dentro do ambiente digital tem gente que assiste tudo o que eu já fiz, mesmo há 30 anos", declarou. Para Tas, o público mudou. "Ele quer falar, ouvir, criticar e interagir", completou. Após suas declarações, Tas alertou: "o momento é de ouvir esta rede. Vivemos em uma época em que é preciso abrir os ouvidos e aprender em que mundo se vai navegar".
Integrante do programa Casseta e Planeta, Marcelo Madureira se disse receoso com a quantidade e a qualidade de informações que se recebe diariamente. "O que adianta recebermos tanta informação se não conseguimos absorver tudo?", questionou. Formado em engenharia, ele acredita que tudo o que se coloca nas redes sociais torna-se propriedade intelectual destas empresas (Facebook, Twitter e etc). Outro ponto que Madureira ressaltou foi a privacidade nesta Era Digital. Para ele, encontra-se uma grande agressividade nas opiniões contraditórias. "As pessoas usam o anonimato não para trocar ideias, mas para agredir e ameaçar. E o mais importante do que a plataforma é a liberdade, que quanto mais exercitada, mais em forma se fica no exercício dela", conclui.
O Fórum da Liberdade aconteceu entre os dias 11 e 12 de abril, no Centro de Eventos da PUC. No evento, circularam mais de cinco mil pessoas, que assistiram aos painéis. Os debates abordaram temas relacionados à tecnologia, internet e liberdade e foram transmitidos ao vivo pelo site www.forumdaliberdade.com.br.
Imagem

Comentários