TCE e Abraji ensinam a usar informações públicas

Iniciativa busca incentivar e ampliar o controle da gestão pública

Capacitar estudantes e profissionais de Jornalismo para o uso de informações públicas em reportagens é o objetivo do curso ?Controle em Pauta: o controle externo como ferramenta para investigação jornalística?. A capacitação resulta de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e será realizada de 22 a 26 de abril. A metodologia será centrada na difusão de informações técnicas ligadas ao exercício da fiscalização dos gastos públicos e de bancos de dados disponibilizados digitalmente no portal do TCE.
A programação será composta por painéis que abordarão o contexto contemporâneo do jornalismo investigativo, o papel do Tribunal de Contas, a Lei de Acesso à Informação, os dados disponíveis no portal da Corte e o trabalho do Ministério Público de Contas. Conforme o presidente do TCE, Cezar Miola, a iniciativa integra uma série de ações educativas e de prevenção realizadas pelo órgão nos últimos anos, a fim de garantir a efetividade do controle externo. "Essa consolidação depende também da participação da sociedade e o curso concretiza esse compromisso, o de aproximar os cidadãos desta Casa", destaca.
Diretora da Abraji, a jornalista Luciana Kraemer ressalta que o curso busca estimular estudantes e jornalistas a atuarem de forma mais efetiva como fiscalizadores da gestão pública. "Se aumentarmos o número de reportagens sobre o tema estaremos contribuindo para que a cidadania questione mais e melhor, discuta mais profundamente e vote com mais discernimento. Consequentemente, teremos governos mais transparentes, mais eficientes e mais respeitáveis", afirma.
O curso é gratuito e tem vagas limitadas. As aulas serão realizadas na sede do tribunal. As inscrições acontecem de 12 a 17 de abril, exclusivamente pela internet, no site www.tce.rs.gov.br.

Comentários