Tribunal de Justiça considera legítimas as nomeações da TVE

Posse de Ricardo Azeredo, Pedro Macedo e Airton Nedel em outubro do ano passado gerou desentendimento

O Tribunal de Justiça do Estado (TJE) considerou legítimas as nomeações de Ricardo Azeredo como presidente da Fundação Cultural Piratini (TVE e FM Cultura), Pedro Macedo como diretor de Programação e Airton Nedel como diretor-geral. A governadora Yeda Crusius definiu os novos executivos em outubro do ano passado e publicou a decisão no Diário Oficial sem antes submeter os nomes dos profissionais ao Conselho Deliberativo, como prevê o estatuto da instituição. O fato gerou desentendimentos, e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Radiodifusão e Televisão do Rio Grande do Sul impetrou mandado de segurança contra o ato da governadora.


Em julgamento unânime do Órgão Especial nesta segunda-feira, 9, o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, José Guilherme Kliemann, fez a sustentação oral. Kliemann argumentou que os cargos de presidente e diretores da Fundação Piratini são providos em comissão e, como tal, de acordo com o que determina as Constituições Federal e Estadual, são de livre nomeação e exoneração pela autoridade competente, no caso a governadora do Estado.


Sustentou ainda que em todos os governos anteriores, inclusive no início do governo atual, a forma adotada de apreciação do presidente e diretores da Fundação é exatamente esta adotada pela governadora: o governador nomeia o presidente, o secretário da Cultura dá posse, os empossados enviam seus currículos ao Conselho, a nova diretoria é entrevistada em reunião do Conselho Deliberativo e o Conselho aprova. Ainda, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, é inconstitucional a prévia submissão de nomes ao Conselho Deliberativo antes da posse, porque fere as competências do chefe do Executivo.


Leia o que mais foi publicado em Coletiva.net sobre o assunto:


Posse da presidência da Fundação TVE pode sofrer boicote


Procurador pede suspensão da posse da nova diretoria da TVE


Presidente da TVE garante que posse continua marcada para esta quinta


Tribunal manda cancelar posse na TVE


Mesmo com pedido de anulação, convidados aguardam posse na TVE


Ricardo Azeredo garante que continua na presidência da TVE


TCE confirma a suspensão da posse da nova diretoria da TVE

Comentários