Tribunal de Justiça decide a favor de jornal

Órgão determinou que é improcedente ação reparatória movida por professor contra O Globo

A Infoglobo Comunicação e Participações, editora do jornal O Globo, teve decisão favorável na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça gaúcho na ação reparatória movida pelo professor de História Marcelo Andreatta. Ele reclamava que sua honra havia sido atingida em matéria do jornalista Chico Otávio, em O Globo, sobre as atividades do Movimento Sem Terra (MST), da Via Campesina e os assentamentos rurais. O fato é destaque no boletim semanal da Associação Riograndese de Imprensa (ARI), Tambor da Aldeia.
Ao relatar uma reunião realizada na cidade de Lapa, no Paraná, foi abordado o "dirigismo sobre a História do Brasil". Chico Otávio descreveu que a reunião "abrigava uma das maiores apostas do MST para o futuro. Em torno do historiador Marcelo Andreatta, que falaria sobre a República Velha, reuniam-se os 108 selecionados pela organização e outros movimentos rurais para participar da escola, fundada há dois anos. Entre eles, havia sete representantes de movimentos rurais do Paraguai e um da Colômbia". O entendimento do tribunal gaúcho foi que "não se vislumbra caráter sensacionalista na reportagem, mas sim a prática do exercício regular de direito, inerente ao estado democrático de direito".
O informativo eletrônico da ARI também registra que o Congresso de Jornalismo Investigativo, realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), foi marcado pelo descaso com a imprensa. Segundo a entidade, jornalistas não tiveram a credencial confirmada e apenas ganharam o direito de ficar "na área comum", sem ter acesso às palestras. De acordo com o gerente-executivo da Abraji, Guilherme Alpendre, a imprensa só poderia ter acesso ao conteúdo do congresso se pagasse a inscrição, entre R$ 180 e R$ 400.
O Tambor da Aldeia destina uma seção especial, intitulada Pelo Mundo, para informar sobre casos internacionais de atentados ao livre exercício da imprensa. Além disso, a ARI disponibiliza o email [email protected] aos profissionais e estudantes de comunicação social que queiram colaborar com a produção deste boletim. Com pesquisa e edição do jornalista Vilson Antonio Romero, as notícias ainda podem ser conferidas no programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade (AM 1080).

Comentários