TV Unisinos reestrutura equipe e se desvincula do Canal Futura

Em meio a reformulações, sete colaboradores foram desligados das equipes da rádio e da televisão da universidade

TV Unisinos | Reprodução
A Fundação Padre Urbano Thiesen (Funpet), mantenedora da Rádio e TV Unisinos, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, está passando por reestruturação. Na última semana, sete colaboradores foram desligados das equipes da rádio e TV. Com as mudanças, a entidade também será desvinculada do Canal Futura, braço de Educação da Rede Globo, parceria que durou mais de 10 anos.
Em entrevista ao Coletiva.net, a diretora da fundação, Marlise Brenol, explicou que o redirecionamento da Funpet foca em novas mídias para a formação de um profissional mais apto para se inserir na atual realidade do mercado de comunicação. "Também estamos ampliando a Funpet para Porto Alegre, em sintonia com a Unisinos. Em função disso, fechamos vagas vinculadas à operação de teledifusão. Por outro lado, desde novembro do ano passado, estamos abrindo posições de trabalho no projeto Unisinos FM e no centro de Criação Digital", falou.
Marlise disse ainda que, a partir deste mês, a fundação terá atividades voltadas ao rádio digital, na produção de objetos interativos para Educação à Distância (EAD) e na formação de profissionais para mercados inovadores. Mantida pela Unisinos e pela Associação Antônio Vieira, a fundação foi instituída em 1989 para atuar na área de Comunicação Social com ênfase na educação e, de acordo com a diretora, essas mudanças visam a ampliar a relevância da instituição na reconfiguração do mercado hoje conhecido como Indústria Criativa.
De acordo com Marlise, diante do cenário de transformação social e conectividade, a fundação entende que a comunicação está convergindo para canais digitais disponibilizados por banda larga e que as pessoas passam a interagir em múltiplas telas e a consumir conteúdos por conveniência e recomendação. "Para formar profissionais que tenham a compreensão das novas dinâmicas e possam inovar nesse ambiente, a produção audiovisual da TV Unisinos passará a ser disponibilizada em uma dinâmica de distribuição e circulação por demanda no ambiente online. Com isso, a operação de teledifusão pelos canais 52 UHF e 87 da Net será desativada", explica.
O pró-reitor acadêmico da universidade e presidente do conselho de curadores da entidade, padre Pedro Gilberto Gomes, falou que a televisão aberta atingiu o seu limite. "E acrescente-se a isso o fato da substituição da TV analógica pela digital em 2018, acreditamos que a missão educativa da Unisinos, de formação integral da pessoa humana, será melhor atendida pela utilização das novas mídias digitais", defendeu.
Em novembro de 2015, a fundação fez um primeiro movimento nesta direção ao investir no rádio online.  Além de ser ouvida no 103.3, a Unisinos FM passou ser transmitida ao vivo no player digital. O reposicionamento da emissora se relaciona com o Centro de Criação Digital, unidade que investe na produção de podcasts, vídeos educativos e institucionais, objetos interativos de aprendizagem para EAD e produtos digitais.

Comentários