TVE e FM Cultura atingiram 52% de programação local

Ricardo Azeredo, presidente da Fundação Cultural Piratini, ressaltou o número no balanço de 2010

"Foi um ano produtivo. Conseguimos atingir um excelente nível de programação local, chegando a 52% de atrações gaúchas", disse o presidente da Fundação Cultural Piratini, Ricardo Azeredo, ao fazer um balanço das atividades da TVE e FM Cultura em 2010. Ele justifica o número em razão da entrada de programas independentes, projeto intensificado neste ano, e à participação de empresas privadas, que, segundo explicou, criaram atrações que somaram 13 programas novos.
Outro destaque para o ano foi dado ao fato de a emissora ter se reorganizado internamente e, inclusive, investido na sua estrutura física. Ricardo contou em entrevista ao portal Coletiva.net que foram comprados mobiliário, ar condicionado e computadores, o que possibilita maior capacidade de produção da equipe. As seis indicações ao Prêmio Press de Jornalismo e a instalação da nova antena de transmissão também foram apontados como as principais conquistas de 2010.
A recente exoneração de 19 colaboradores com Cargo de Confiança (CCs) foi citada por Ricardo como 'uma perda muito triste'. "Tudo muda com a nova gestão, em 2011. Esta baixa na equipe certamente trará consequências para 2011. A nova presidência será obrigada a repensar outros padrões para a Fundação. Talvez uma parceria mais intensa com a EBC possa ser uma boa alternativa", disse o executivo.
O novo presidente da TVE e FM Cultura, Pedro Osório, afirmou em entrevista anterior a Coletiva.net que apoia esta possível parceria com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Além disso, o jornalista pretende manter a já existente com a TV Cultura. Segundo Pedro Osório, a ambição é de "nos primeiros 30 dias fazer a Fundação funcionar da melhor maneira possível, com os recursos disponíveis".

Comentários