Uffizi e Escala apóiam pesquisa sobre perfil da mulher brasileira

Levantamento aponta comportamento do sexo feminino em sete capitais do país

A Rohde&Carvalho Diagnóstico e Pesquisa revelou hoje o resultado da pesquisa Mulheres do Brasil - Comportamento de Consumo, realizada com o apoio de Uffizi Consultoria em Comunicação, agência Escala, Lojas Renner, Hotel Sheraton, Shopping Moinhos e Inato e o patrocínio de Coza e Datelli. O levantamento ouviu 2.120 mulheres de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Recife. Dessas, 36% pertencem à classe C, 35% à B e 29% à classe A. Metade do público pesquisado tem namorado ou é casada e para 89% constituir família é muito importante.


Segundo a diretora da empresa, Suzana Carvalho, os dados revelam que, apesar de 76% das mulheres trabalharem fora, apenas 46% têm carteira assinada e 24% são autônomas. Grande número de mulheres é responsável por parte do orçamento familiar (73%), está envolvido com o trabalho na maior parte do tempo (72%) e é independente financeiramente (71%). Ainda assim, 58% fazem as tarefas domésticas e 43% sentem prazer nisso. O levantamento indicou que apenas 11% das mulheres admitem não viver sem empregada doméstica.


As brasileiras dão preferência à família na hora das compras (59%), mas investem boa parte do dinheiro em si (54%). A pesquisa ainda revela que há uma preferência pelo consumo de alimentos prontos ou congelados (68%) e com baixo teor de gordura (56%). Serviços como videolocadoras (66%) e telentregas (47%) estão entre os mais usados. Reunir amigos e ir ao shopping são os programas favoritos, com 69% cada.


O levantamento revela que as mulheres preocupam-se com a saúde, sendo que os exames ginecológicos lideram as rotinas (84%), seguidos dos preventivos ao câncer de mama (70%) e de alimentação saudável (65%). "O levantamento despertou uma preocupação com relação às mulheres da classe C, pois são as que menos fazem exames ginecológicos periódicos", informa Suzana. Para cuidar da aparência, 78% recorrem ao uso de cremes, 58% vão ao salão de beleza e apenas 15% freqüentam academias.


Na área tecnológica, 52% delas usam internet e e-mail, sendo que na classe C apenas 37% utilizam web. A pesquisa também mostra que a preocupação com o meio ambiente faz parte da rotina das brasileiras: 81% controlam o consumo de água e de energia elétrica, metade delas separa o lixo para reciclagem e 72% usam produtos que não agridem o meio ambiente.

Comentários