Ulbra é autuada após denúncias ao Sindicato dos Jornalistas

Irregularidades foram constatadas pela Superintendência Regional de Trabalho

A Ulbra foi autuada e multada por irregularidades trabalhistas, após denúncias feitas por funcionários ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors). Em setembro do ano passado, a entidade encaminhou o caso à Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE). A resposta foi obtida em reunião na sexta-feira, 31. Em fiscalização, o órgão constatou falta de registro 'confiável' de cartão ponto, e atrasos ou não pagamento de salários e a ausência na contribuição das parcelas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o que resultou em autuações e multas.
Quanto às denúncias de assédio moral e perseguições, a Superintendência orientou para o registro policial e apresentação de provas do delito, e lembrou que o trabalhador pode ajuizar ação de reparação de dano.
Em ofício encaminhado em setembro do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas pediu providências com relação a direitos trabalhistas, como a ausência de controle de jornada de trabalho, não remuneração das horas extraordinárias prestadas, gozo e pagamento de férias, além da represália e punições a quem questiona as irregularidades. "Estamos recebendo muitas denúncias de nossos colegas. Nada está ficando sem encaminhamento. Todos sabem que o Sindicato não tem poder de fiscalização, mas podemos encaminhar as questões para os órgãos competentes. Cada caso é avaliado com apoio da assessoria jurídica, que orienta o melhor caminho a ser seguido", afirma o presidente do SindJors, Milton Simas.
Procurada por Coletiva.net, a Ulbra afirmou que analisa a situação para depois se manifestar. 

Comentários