Últimas vagas para curso de atualização da língua portuguesa

"Reforma Ortográfica", com o professor Sérgio Nogueira Duarte, é promovido pela ColetivaEAC

O prazo para adaptação às novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vai até o dia 31 de dezembro de 2012. Entretanto, é possível notar que a adoção das normas pela imprensa brasileira, já no início deste ano, trouxe como consequência a aceleração do processo - pelo menos informalmente. Pensando nisso, a ColetivaEAC  - Centro de Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública promove nesta sexta e sábado, dias 13 e 14, o curso "Reforma Ortográfica". As aulas, que acontecem no auditório da Fundatec (Rua Cristiano Fischer, 2012), serão ministradas pelo professor e consultor de português do Jornalismo da Rede Globo, Sérgio Nogueira Duarte. Interessados em inscrever-se para as últimas vagas podem obter mais informações pelo site www.coletivaeac.com.br ou pelo telefone (51) 3331 5278.


Em entrevista a Coletiva.Net, em dezembro do ano passado, Nogueira afirmou que a reforma, em si, é tímida e pequena, mas que afeta muita coisa. "Ortografia se sabe por memória visual, pois a maioria das pessoas não conhece as regras da gramática. Muitos irão se confundir não com o que vai mudar, mas, sim, por aquilo que fica", explicou. 


De acordo com especialistas, 0,45% das palavras brasileiras sofreu alterações. Entre as novidades previstas no Acordo estão algumas modificações nas normas de acentuação e hifenização e a extinção do trema. O objetivo da reforma é unificar a ortografia nos oito países que fazem parte da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Timor Leste e cinco nações africanas (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Além deste, já foram feitos outros dois acordos oficiais, aprovados pelos países: o de 1943, o de 1971. 


Formado em Letras pela Ufrgs, com mestrado em Língua Portuguesa pela PUC-Rio, Nogueira conta com mais de 30 anos de experiência em sala de aula. O professor, que utiliza humor e fatos cotidianos para ensinar o uso correto da língua, é instrutor e consultor de Português do jornalismo da TV Globo, Globo News, SporTV, Globosat, jornais O Globo, Extra e Expresso, e da Globo.com, além de oferecer cursos de redação e atualização gramatical a empresas e escritórios de advocacia. É autor de diversos livros, entre eles "O português do dia-a-dia" (Editora Rocco) e a coleção "Soltando a Língua". Participa do quadro "Soletrando", do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, que neste sábado estreia mais uma edição e, dessa vez, sobre a reforma ortográfica.

Comentários