Unesco inscreve para Prêmio Liberdade de Imprensa

Prazo para candidaturas se encerra em 15 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mundial da Liberdade de Imprensa - Unesco/Guillermo Cano, distinção que reconhece a luta pela liberdade de imprensa. Criado em 1997, a honraria é realizada anualmente e tem como objetivo distinguir o jornalista, organização ou instituição que tenha contribuído significativamente para a defesa ou promoção da liberdade de imprensa, em qualquer lugar do mundo. As inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro e a cerimônia de entrega do prêmio será em 3 de maio, data que marca o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O contemplado receberá a quantia de 25 mil dólares.
As candidaturas serão analisadas por um júri, composto por 12 profissionais do mundo da Comunicação. Os concorrentes são propostos pelas ONGs regionais e organizações internacionais que trabalham para a liberdade de imprensa e de estados-membros da Unesco. Podem concorrer, no máximo, três candidatos por país. Para se candidatar, é necessário preencher um formulário em inglês ou francês e encaminhá-lo por correio à entidade (Rue Miollis, 75732, Paris, cedex 15, França - Unesco, Divisão de Liberdade de Expressão e Desenvolvimento Media) ou pelo e-mail [email protected].
O Prêmio Liberdade de Imprensa homenageia Guillermo Cano Isaza, um jornalista colombiano assassinado em Bogotá, em 17 de dezembro de 1986. A morte de Guillermo Cano é lembrada como um crime impune, cometido contra um jornalista. 

Comentários