Veja erra ao envolver jornalista gaúcha em matéria da Lava-Jato

Imagem de Maria Paula Letti aparece na revista no lugar de Mônica Moura

Foto de Maria Paula Letti publicada na revista Veja | Reprodução
Por erro da revista Veja, a jornalista gaúcha Maria Paula Letti teve sua imagem vinculada ao caso Lava-Jato. Na edição 2.461 do semanário, a profissional teve sua foto publicada em uma das páginas e foi creditada como sendo Mônica Moura, uma nova envolvida no escândalo de corrupção.
A imagem da jornalista que foi usada na matéria da Veja havia sido publicada no blog da RBS "Banho de loja", em 2009, quando Maria ainda atuava pela empresa. Na postagem, a profissional utilizava uma bolsa desenhada pela estilista gaúcha Mônica Moura que, coincidentemente, tem o mesmo nome da envolvida na Lava-Jato.
Em uma rede social, a jornalista conta que levou um susto ao ver sua foto na publicação e que está tomando medidas judiciais para que o erro seja reparado. Maria Paula também lamenta pela falta de checagem da Veja, o que, como registra, é uma das regras fundamentais no Jornalismo.
Leia o depoimento na íntegra:
Levei o maior susto da minha vida hoje quando vários amigos e familiares vieram me contar que havia uma foto enorme minha na revista Veja desta semana (capa David Bowie, edição 2461), na matéria sobre a Operação Lava-Jato. Evidentemente, a pessoa citada no texto não sou eu ("Mônica Moura"? Oi, nem tanto prazer.).
Ter minha imagem vinculada ao maior escândalo de corrupção da história do Brasil não só me assustou como me deixou furiosa! É simplesmente um absurdo. Já estou tomando as devidas medidas judiciais cabíveis.
E, por último, como eu sendo jornalista, o ocorrido me entristece ainda mais pela ausência de uma das regras fundamentais da profissão, que diz respeito à ética e ao comprometimento com a verdade: a checagem.

Comentários