Versão da hora

Portal de conteúdo Medium desiste da publicidade online e reduz equipe de trabalho

O Medium, plataforma norte-americana de publicação de textos online, anunciou mudanças na sua estrutura. O diretor Evan Williams não deu detalhes de como será o novo modelo, porém afirmou que a empresa não atuará mais com publicidade online e que 50 funcionários, o que representa um terço da sua força de trabalho, serão desligados da equipe. Com a mudança, Williams informou que pretende recompensar escritores e criadores com base no valor de seus textos, e não em sua habilidade para atrair segundos de atenção.
Em nota, Williams disse que o modelo atual estava se tornando uma extensão de um sistema quebrado. A saída da Medium do negócio de anúncios online também pegou os parceiros editoriais de surpresa, pois muitos deles tinham, na ferramenta, uma de suas fontes de renda. Cerca de 30 publicações fazem parte do programa beta de receita da Medium, que permite vender assinaturas aos leitores e receber uma parte dos rendimentos publicitária da plataforma de textos.
Além das demissões, Medium fechará suas filiais em Nova York e em Washington D.C.. A Medium está avaliada em mais de US$ 600 milhões e já arrecadou cerca de US$ 130 milhões de diversos investidores, entre eles Google Ventures, Greylock Partners e Spark Capital. Ao longo de 2016, foi registrado um aumento de 300% no número de leitores e de posts publicados.

Comentários