Versão da hora

Jornalistas preferem pautas por e-mail, diz pesquisa

Crédito: Divulgação
Segundo a pesquisa 2015 Business Wire Media, com o tema "Journalism and Media Relations", os jornalistas preferem receber releases via e-mails (66,5%) e, em segundo lugar, por meio de sistemas de envio automático (20,9%). De acordo com o estudo, 75,3% dos profissionais que abrem os e-mails querem novos ângulos da história e fatos que enriqueçam o acontecimento. Para ilustrar, fotografia é o recurso favorito de 82,2% dos entrevistados. Gráficos ficam como a segunda opção mais utilizada e o vídeo é a terceira.
O levantamento está disponível no site www.businesswire.com. Seu objetivo é identificar o perfil atual dos veículos de mídia e, com isso, entender as necessidades para criação e distribuição de conteúdo em um mundo de mudanças extremamente rápidas e complexas.
Entre os entrevistados, a maior parte, 36,3%, trabalha em sites ou portais. O relatório aponta que a principal forma de avaliar internamente o reconhecimento e sucesso de uma matéria é por meio do número de visualizações de página. O engajamento em redes sociais também é uma forma de avaliação da notícia. Apesar da importância da divulgação de notícias nas redes sociais, os jornalistas informaram que não gostam de receber material de divulgação ou pautas por meio de suas redes sociais pessoais.
Outro ponto importante da pesquisa foi identificar o caminho que os comunicadores podem fazer para ajudar os jornalistas a desenvolverem suas pautas. A principal necessidade, apontada por 57,2% dos jornalistas, é que o profissional de Relações Públicas entenda melhor como a publicação funciona e, desta forma, faça sugestões de pauta de maneira mais focada. Estar disponível para responder dúvidas é necessidade fundamental para 34,9% dos entrevistados.

Comentários