Versão da hora

"Pagode" agora é marca protegida da Fifa

Até 31 de dezembro, a palavra 'pagode' pertence à Fifa. O termo foi utilizado como nome da fonte tipográfica do logotipo da Copa e registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como marca protegida da federação, segundo informou o Estadão. Portanto, quem utilizar o termo para fins comerciais sem permissão poderá ser processado.
A proteção à palavra causa estranheza em razão da maior parte dos termos registrados pela entidade se referirem à competição, como 'Brasil 2014', 'Copa 2014' e os nomes das cidades-sede com o ano, como 'Rio 2014' e 'Natal 2014'. Também estão protegidas imagens da taça, do mascote Fuleco (o nome também) e da bola oficial, entre outras.
No Facebook, já surgem protestos bem-humorados contra a apropriação da palavra 'pagode'. Está marcado para 11 de junho, véspera da abertura do Mundial, um 'pagode-manifesto' em "total repúdio à postura do governo brasileiro e às atrocidades cometidas pela Fifa para implementar a Copa do Mundo Fifa 2014".
Desde a década de 1970 quando foi fundado o INPI, 1.406 termos foram registrados. Nos últimos dois anos, a partir da entrada em vigor da Lei da Copa, foram 236.

Comentários