Versão da hora

UOL está proibido de cobrir o Big Brother

A 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro acatou pedido de liminar da TV Globo e da Endemol, detentoras dos direitos e proprietárias do formato do Big Brother, e proibiu o UOL de cobrir o reality show. A liminar determina que o UOL abstenha-se da "exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb ou qualquer outro portal da empresa autora". Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 100 mil.
Segundo informou o próprio UOL, a decisão reflete também a cobertura do BBB pelo BOL, Zip.Net, aplicativos para celular e portal móvel do UOL. Com isso, blogs sobre o programa - como Blog da Morango, Críticas do Mauricio Stycer e O Brasil Está Vendo - deixam de ser atualizados, assim como o perfil UOL BBB no Twitter. O UOL ainda suspendeu o programa de TV UOL Segunda Tela e foi obrigado a retirar do ar todo o histórico de 14 anos de cobertura especial do programa.
Em fevereiro, a Globo confirmou que analisava a possibilidade de processar sites que fazem cobertura intensiva do reality show.

Comentários