Versão da hora

Folha critica censura do Facebook à notícia com foto de manifestantes nus

A censura imposta pelo Facebook gerou críticas do jornal Folha de S.Paulo, que teve uma publicação sobre os manifestantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público suprimida da rede social. No texto 'Facebook: ame-o ou deixe-o', Sérgio Dávila, editor executivo do jornal, denunciou: "Na sexta-feira, o Facebook censurou um texto noticioso da Folha publicado na página que o jornal mantém na rede social e na qual tem 1,76 milhão de simpatizantes". A matéria apresentava foto em que os manifestantes apareciam nus na Câmara de Vereadores da Capital. "O Facebook é, hoje, o terceiro 'país' do mundo em 'população', com 1,1 bilhão de usuários, 73 milhões deles no Brasil. Pois este 'país' é uma ditadura, que pratica censura prévia e póstuma. Sem explicações", afirmou.
Em comentário no site Blue Bus, o jornalista Julio Hungria alerta que ocorrências desse tipo não são novidade no Facebook - inclusive seu site foi alvo de censura recentemente. "Eu me lembro que escrevi - 'E que 'padrões' de qual 'comunidade' foram violados? Os da sociedade americana, que admite a convivência com o elogio do estupro? E não publica fotos de mães amamentando para não mostrar os mamilos?' Nu, no Facebook, acho que nem as obras de arte. O problema é justamente esse. O Facebook não é global, o Facebook é americanozinho - e impõe as regras do seu país de origem para todas as sociedades que o adotam."
Hungria ainda critica: "O que ele (Sérgio) e todos nós chamamos de 'censura' é um recurso sistêmico do serviço - que sai procurando mamilos onde quer que estejam e segue uma regra automática de retirá-los do ar sem qualquer pergunta quando houver a mais leve suspeita da existência de algum. Podem acreditar. A família americana é a que mais condena (publicamente) e a que mais usa (escondido) a pornografia de rede." Por fim, sugere ao editor da Folha: "Quer um conselho, Sérgio? Se me permite. E se os teus patrões permitem - Deixe-o. Igual a Globo. Não creio que a Folha vá perder muito com isso. A Globo perdeu? Quanto?"

Comentários