Versão da hora

Rede Globo é investigada pelo Ministério Público Federal

Sob suspeita de sonegação fiscal, a Rede Globo é investigada pela Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF), que abriu uma apuração criminal preliminar. Conforme o Ministério Público Federal, sua participação no processo se faz necessária, pois há indícios de lesão a bens federais. Ainda de acordo com o órgão, a necessidade também se dá por conta da divulgação recente de documentos, antes sigilosos, sobre a multa de mais de R$ 600 milhões à Rede Globo. O valor foi estabelecido pela tentativa da empresa de sonegar impostos referentes à exibição da Copa do Mundo de 2002. De acordo com a EBC, ainda há suspeita de lavagem de dinheiro, crimes contra órgãos da administração direta e indireta da União e de estelionato.
O MP Federal terá 90 dias para investigar as informações, sendo este prazo possível de prorrogação por mais três meses. Caso haja suspeitas suficientes de crime, um inquérito será aberto, porém, se os resultados não confirmarem a denúncia, o procedimento será arquivado. A Procuradoria do DF poderá conduzir os documentos para o Rio de Janeiro - sede da empresa.
Em nota, a Rede Globo informou que não tem qualquer dívida em aberto com a Receita. Apenas escolheu por "uma forma menos onerosa e mais adequada no momento para realizar o negócio, como é facultado pela legislação brasileira a qualquer contribuinte". A empresa justificou ainda que, depois de ser derrotada nos recursos apresentados à Receita, decidiu assentir ao Programa de Recuperação Fiscal da Receita Federal e fazer os pagamentos. A Globo informa também que não conhecia os fatos relativos a desvios de documentos no processo fiscal.
Leia também em Coletiva.net:
Rede Globo leva multa por irregularidades com direitos da Copa de 2002

Comentários