Versão da hora

Justiça confirma suspensão de blog que ironizava a cobertura da Folha de S.Paulo

Mais um capítulo da disputa entre o jornal Folha de S.Paulo e o blog Falha de S.Paulo teve desfecho no último dia 21. Desta vez, a Justiça paulista julgou parcialmente procedente pedido da Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha, e determinou a suspensão definitiva do nome de domínio falhadespaulo.com. Cabe recurso.

O processo começou depois que os irmãos Mario e Lino Bocchini criaram o blog Falha de S.Paulo, registrando o domínio na internet com logomarca e elementos gráficos semelhantes aos do jornal. No pedido apresentado à Justiça, a Folha argumentou que não pretendia coibir a paródia, mas sustentou que o réu violou propriedade de marca, podendo induzir o consumidor a erro. A suspensão do registro havia sido determinada em liminar, contra a qual os irmãos recorreram sem sucesso no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Na sentença do dia 21, o juiz Gustavo Coube de Carvalho, da 29ª Vara Cível, disse ser evidente a semelhança entre a marca e o nome de domínio, trocadilho com a "clara imitação da logomarca do jornal". Para o magistrado, o conteúdo crítico do site não revelaria violação dos direitos de marca do jornal. Mas ele considerou que o site também tinha conteúdo comercial, como o sorteio de assinaturas da revista "Carta Capital", caracterizando contaminação do nome de domínio, determinando, então, a suspensão definitiva.

O juiz rejeitou pedido de dano moral feito pela Folha. Considerou "descabida" a imposição ao réu "de se abster de utilizar de imagens, logomarcas e excertos do jornal", o que caracterizaria "indevida limitação ao direito de livre manifestação do pensamento, criação, expressão e informação". Igualmente, rejeitou o pedido de reparação feito pelos irmãos, que alegaram "indevida exposição de sua imagem" provocada pelo que chamam de "censura disfarçada".

Leia também em Coletiva.net:

Pimenta quer audiência sobre ação de jornal contra blog
Versão da hora - Folha de S.Paulo contesta acusação de censura

Versão da Hora - Financial Times chama Folha de "mal-humorada"

Comentários