Versão da hora

Telecomunicações permanece em primeiro lugar na receita de serviços mesmo com queda de 7,6%

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade de telecomunicações segue em primeiro em lugar na receita operacional líquida do setor de serviços, apesar de registar uma queda de 7,6% entre 2007 e 2015. Na primeira data, a área respondia pelo valor de 18,9% e, na segunda, caiu para 11,3%.

Para o gerente do estudo, Luiz André Paixão, produtos de streaming e aplicativos de Comunicação gratuita impactaram o segmento. "As empresas tiveram dificuldades de realizar cobranças. A inflação de telecomunicações foi muito abaixo da economia como um todo", explicou.

O levantamento revela, ainda, que o transporte rodoviário ocupa o segundo lugar no faturamento, com 10,8%, enquanto os serviços técnico-profissionais caíram para a terceira posição, apresentando o valor de 10,7%. Além disso, o relatório avaliou o Brasil por regiões. O Sul está na vice-liderança, com concentração de 21,9% das empresas e 15,1% da receita bruta do setor. A área, que reúne Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, perde somente para o Sudeste, que contém os valores de 58% e 64% para as categorias, respectivamente.

Comentários