Versão da hora

Estudo revela que 6% da população negra do Brasil se sente representada na publicidade

Somente 6% da população negra brasileira se sente bem representada em propagandas de televisão, de acordo com estudo feito pelo Instituto Locomotiva, de São Paulo, em setembro em todo o País. Na mesma pesquisa é revelado que, para 72% do grupo, as pessoas que costumam aparecer em campanhas são muito diferentes deles.

O levantamento apontou, também, que negros e negras representarão um consumo de R$ 1,6 trilhão em 2017. Para o próximo ano, a população deverá responder pela aquisição de 12 milhões de aparelhos televisores, 11 milhões de smartphones, 10 milhões de geladeiras e 28 milhões de móveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 54% da população brasileira é formada por negros.

O estudo, além da representação na mídia, envolveu temas como disparidade salarial entre brancos e negros e diferenças de status profissional. Conforme o levantamento, indivíduos do primeiro grupo que possuem curso superior têm 29% de renda maior que os do segundo grupo. Ainda, 93% dos entrevistados concorda que existe racismo no Brasil, e 3% assumiu que evita o convívio com negros.

Comentários