Vida e obra de Josué Guimarães na tela da RBS TV

Emissora prepara série e documentário sobre o jornalista e escritor

A RBS TV vai apresentar, em novembro, um documentário e uma série de dramaturgia baseada na obra de Josué Guimarães. O livro "A ferro e fogo - Tempo de solidão" será adaptado em três capítulos. "Tempo de solidão" é o primeiro volume da trilogia "A Ferro e Fogo", que ficou inacabada com a morte do escritor em março de 1986. O livro trata do início da colonização alemã no Estado e mostra a relação entre um casal de imigrantes e um alemão inescrupuloso que envia a família para uma estância no Chuí.


A série terá direção de Gilberto Perin. Em entrevista a Coletiva.net, Perin contou que a produção já começou a visitar fazendas em Barra do Ribeiro, Viamão, Gravataí e São Leopoldo para definir onde serão realizadas as locações. A escolha do elenco começará em junho. "Pela primeira vez vamos realizar um trabalho em série. Estamos muito animados", disse o diretor.


Já as gravações do documentário começaram no último domingo. O diretor Silvio Barbizan e o cinegrafista Marcelo Theil estiveram em Canela para uma entrevista que durou seis horas com a viúva do escritor, Nídia Guimarães.


Josué Marques Guimarães nasceu em São Jerônimo (RS), em 7 de janeiro de 1921. Em 1939 foi para o Rio de Janeiro onde, no Correio da Manhã, iniciou sua carreira no jornalismo. Trabalhou em inúmeras funções como secretário de redação, colunista, comentarista, cronista, editorialista, ilustrador, diagramador, repórter político e diretor de jornal. Também foi vereador e perseguido pelo regime militar.

Comentários