Violência contra profissionais de imprensa pauta Tambor da Aldeia

Boletim da ARI destaca relatório da ONG Repórteres Sem Fronteira que mostra que Brasil é um dos piores países para o exercício do Jornalismo

O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) desta semana registrou agressões contra profissionais de imprensa e veículos de comunicação. Entre os destaques do Tambor da Aldeia está o relatório da ONG Repórteres Sem Fronteira, que mostrou que, com quatro jornalistas mortos, o Brasil é um dos piores países para o exercício do Jornalismo. O País ficou atrás do México, que contabiliza 12 mortes, e está empatado com o Iraque. O Brasil ocupa a 104ª posição entre 180 países avaliados. Publicado anualmente desde 2002, o ranking leva em conta o grau de liberdade dos profissionais de imprensa através de indicadores.
O informativo ainda destaca a morte de Jairo de Oliveira Silva, dono da rádio comunitária Vorgel FM, da Bahia. Ele foi encontrado com dois tiros na cabeça em sua residência, e dois homens foram vistos deixando o local. A polícia ainda não tem pistas dos autores do crime.
No âmbito jurídico, o boletim registrou que a Justiça condenou veículos e profissionais no Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital carioca, a jornalista Fabíola Reipert, colunista do portal R7 e apresentadora do "Hora da Venenosa", na Record, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 450 mil ao apresentador Luciano Huck, da Rede Globo. Ela foi processada por fazer comentários sobre o casamento de Huck com a apresentadora Angélica e especular uma crise conjugal. A Record assumiu a dívida e o valor foi depositado em juízo. Essas e outras informações estão detalhadas no link tambordaaldeia.blogspot.com.br.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários