Violência é tema de matéria especial e evento do Diário Gaúcho

Por cinco anos, jornal do Grupo RBS monitorou, de maneira independente, assassinatos na Região Metropolitana

O Diário Gaúcho monitora, há cinco anos, de forma independente, os assassinatos ocorridos em 19 municípios da Grande Porto Alegre. A planilha de mortes, abastecida por repórteres do jornal, leva em consideração dados relevantes sobre ocorrências violentas, como dia, hora, local, idade das vítimas e possível motivação. E, na nesta sexta-feira, 20, o levantamento será publicado em forma de um caderno especial, que também traz análise das causas do crescimento e aponta possíveis soluções para a violência.
Além de expor a insegurança na Região Metropolitana, o jornal colocará o tema em discussão na primeira edição do "Debates Metropolitanos", que ocorrerá no próximo sábado, 21, no Centro Histórico Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, das 9h às 11h30.
Promovido pelo DG, o evento, que tem o apoio do Centro Histórico Cultural Santa Casa e da Rádio Farroupilha, vai reunir familiares de vítimas da violência, autoridades da segurança pública e pesquisadores e tem como objetivo central ajudar a reduzir as mortes, sobretudo de jovens, em uma região que conta com cerca de 3 milhões de habitantes.
Entre os debatedores, estarão o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas, o subchefe da Polícia Civil, Leonel Carivali, o juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Sidinei Brzuska, a promotora da Vara do Júri Lúcia Callegari, e o sociólogo e pesquisador da Pucrs Rodrigo Ghiringheli de Azevedo. A mediação será do editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos Etchichury, e do repórter e colunista Renato Dornelles.
"Nosso compromisso primordial é com o bem-estar das comunidades onde atuamos, como parte do propósito da RBS de informar para transformar. A iniciativa do Diário Gaúcho e seus parceiros atende a uma questão urgente, para a qual todos aqueles que têm compromisso com a sociedade devem conjugar esforços em busca de uma solução", destaca o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.
O evento é aberto ao público e tem entrada franca. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Comentários