Zero Hora promove debates sobre a economia do Estado

No primeiro encontro, a jornalista Marta Sfredo reunirá dois especialistas em contas públicas

img class="aligncenter size-full wp-image-96802" src="/files/e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5/midia_foto/20170713/96802-media_irs_mai16.jpg" target="_blank">[email protected].
Com o tema "Como desenvolver o Estado sem recursos", a colunista receberá o professor Ely José de Mattos, professor de Economia do Desenvolvimento da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUC (Face-PUCRS), e o economista e analista de contas públicas do Estado, Darcy Francisco Carvalho dos Santos. O encontro visa a conectar a aspiração da sociedade, de desenvolvimento econômico, social e humano, com a situação crítica das finanças públicas estaduais.
O iRS é um indicador que, desde 2014, monitora a evolução do nível de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O objetivo do índice, iniciativa de ZH e PUC, com apoio da Celulose Riograndense, é contribuir para o debate sobre a situação do Estado e as melhores alternativas para buscar avanços.
O levantamento cruza dados para o desenvolvimento do Estado nas dimensões de padrão de vida, com base em números sobre nível e distribuição de renda, além de emprego formal, educação, por meio do desempenho de alunos nas séries iniciais e grau de adequação entre a idade ideal e a efetiva no Ensino Médio e longevidade e segurança, que espelha a expectativa de vida vinculada a índices de mortalidade infantil e nível de violência dimensionado por casos fatais.
Inspirado na metodologia do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), o iRS obedece a três critérios de coleta de dados: transparência, com dados oficiais e de acesso público, fácil compreensão, com fórmula simples, e foco na vida real, por medir o impacto do desenvolvimento na vida das pessoas, não em instituições ou poder público.
O site do iRS pode ser acessado aqui.

Comentários