Zero Hora vence prêmio nacional

Especial "Maconha: É hora de legalizar?" leva o primeiro lugar na Distinção Gilberto Velho Mídia e Drogas

Matéria especial da Zero Hora | Reprodução
Com o especial "Maconha: É hora de legalizar?", Zero Hora venceu o Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas 2015. O dossiê combinou informações históricas, análises, contextualização internacional, entrevistas, artigos e editorial, assinado pelo repórter Nilson Mariano, fotógrafo Jefferson Botega e designers Leonardo Azevedo, Leandro Maciel, Eduardo Oliveira.
"O prêmio é o coroamento de um trabalho de quase 30 dias de entrevistas, produção gráfica e texto. Entrevistamos médicos, advogados, ativistas e chegamos à conclusão de que o tema da legalização está longe de ser consenso. Há opiniões divergentes, e o papel do jornal é estimular esse debate", explicou o editor de Arte de ZH, Leandro Maciel.
Promovida pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e criada em 2014, a distinção é o primeiro prêmio do Brasil dedicado ao tema das drogas e busca estimular o debate sobre políticas e legislação relacionadas e esse assunto. O júri avaliou 50 trabalhos de 31 veículos de oito estados.
O segundo lugar foi destinado a um veículo comunitário, para o depoimento de um usuário de crack, intitulado "Prazer, meu nome é Reginaldo, não cracudo", publicado pelo jornal Maré de Notícias e escrito pela jornalista Rosilene Miliotti. O terceiro prêmio foi entregue à jornalista Dandara Tinoco, do jornal O Globo, pelas três reportagens que inscreveu no concurso: "Crack, uma outra abordagem"; "Discórdia semeada" e "Reduzindo danos".
O anúncio dos ganhadores ocorreu durante o workshop para jornalistas "Drogas em Pauta", realizado na Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro.
Confira o especial: zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-maconha-e-hora-de-legalizar.

Comentários