ZH fechará parte do conteúdo disponibilizado na web

Ricardo Stefanelli afirma que a estratégia ainda não está definida, mas que a mudança ocorrerá

Após a reformulação no layout, ocorrida em novembro, Zero Hora anuncia mudanças na disponibilidade de conteúdo online: a partir de 2012, parte dele será fechada. O diretor de redação, Ricardo Stefanelli, explica que a estratégia ainda não está definida, mas que esta deverá ser a principal mudança para o próximo ano. "Deverá haver combos entre papel e digital", antecipa. A decisão foi tomada após pesquisas, a primeira delas com o público interno. "Ouvimos cerca de 100 voluntários, que opinaram sobre a mudança", conta Stefanelli.
O diretor de redação também esclarece que, em um primeiro momento, a ideia era alterar apenas o layout de zerohora.com, mas os planos cresceram e a opção foi feita também para ferramentas e métodos de trabalho. O projeto também inclui a substituição do sistema de gerenciamento de conteúdos (Content Management System - CMS), desenvolvido internamente. Agora, ele valerá para todos os veículos do Grupo RBS - até o momento, apenas a versão online de ZH e o Rural BR adotam a nova estrutura. Stefanelli também destaca que as mudanças contaram com a participação do leitor para se concretizar e que tudo foi elaborado em conjunto com o Tecnopuc, com a participação de várias áreas como TI, produto, SEO e design.
O método adotado já está em uso pelo The New York Times e os números do jornal norte-americano apostam para o sucesso: conquistou cerca de 350 mil assinantes digitais desde a implantação do paywall (muro de cobrança) em março deste ano. As estatísticas de Zero Hora também são positivas. Em agosto, a edição impressa bateu recorde de tiragem, com 190 mil exemplares. Agora, em dezembro, o novo site zerohora.com também superou expectativas: as visitas aumentaram em 55%, o número de usuários únicos cresceu 48% e as page views registraram expansão de 67%.
Stefanelli ainda afirmou que Zero Hora é referência para outros veículos e, com isso, as mudanças deverão ser adotadas gradativamente por outros jornais do Grupo RBS - atualmente, são oito publicações: Zero Hora, Diário Catarinense, Diário Gaúcho, Pioneiro, A Notícia, Diário de Santa Maria, Jornal de Santa Catarina e Hora de Santa Catarina.

Comentários